Blog

A Importância da Física Médica para Serviços de Diagnóstico por Imagem

Atualmente, a Física Médica é aplicada principalmente nas áreas de radiologia diagnóstica e intervencionista, medicina nuclear, radioterapia, proteção radiológica, metrologia das radiações, biomagnetismo, processamento de sinais e imagens biomédicas, clínica e epidemiológica. Apesar do surgimento da Física Médica estar associado ao uso da radiação ionizante, essa área do conhecimento não se restringe a esse tipo de radiação. Assim, a crescente contribuição da Física Médica é uma consequência natural da evolução da ciência moderna e da tecnologia, com grande impacto na saúde da população.


O físico médico pode atuar em diversos ramos, tais como professor de instituição de ensino superior; como pesquisador de centros e instituições, gerando novos conhecimentos e métodos para serem utilizados em diagnóstico, tratamento e processos relacionados à área médica; e trabalhando em centros médicos (clínicas e hospitais), onde atua lado a lado com outros profissionais da área de saúde. Hoje as legislações de operação e controle desses serviços estão sendo implementados por órgãos municipais, estaduais e federais, resultando na exigência de físicos nas diferentes áreas, o que nos leva a abertura de mais oportunidades de trabalho para físicos médicos atuando em hospitais, em empresas e como profissionais liberais.


A presença do físico médico também é indispensável no desenvolvimento, controle de qualidade, aplicação e emprego de equipamentos como mamógrafos, tomógrafos, aparelhos de ressonância magnética, ultrassom, cintilografia, entre outros. O físico médico é responsável pela otimização dos protocolos de aquisição de imagens e dosimetria, garantindo a segurança radiológica dos pacientes e a qualidade diagnóstica das imagens.

Ele é capacitado a avaliar, por exemplo, a eficiência de blindagens em setores que utilizam equipamentos com fontes de radiação. Como o físico médico trabalha sempre com a interdisciplinaridade de áreas, necessita de conhecimentos sólidos em física, matemática, informática, química e nas áreas biológicas, entre outras disciplinas.


Fonte: Haddad, C. K. A Importância da Física Médica no cenário de desenvolvimento do País. Disc. Scientia. Série: Ciências Naturais e Tecnológicas, S. Maria, V. 12, n° 1, p.8 – 10. 2011

Sobre a empresa

A Qualiphy oferece soluções em imaginologia e radioproteção e atua em diversos segmentos.

Contato

E-mail

Assine nossa newsletter e fique ligado nas novidades

Copyright © 2021 Agência – Mais Conteúdo